Estratégia é realizar ações promocionais


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Estratégia é realizar ações promocionais

Além de contar com os ajustes da economia, uma das tentativas de reverter a queda no volume de vendas no segundo semestre do ano passado apontada pela pesquisa, é a realização de promoções e liquidações para tentar atrair clientes. De acordo com os dados divulgados pela Fecomércio-MG, 43,5% dos empresários de Belo Horizonte realizaram promoções ou liquidações durante o período avaliado e 54,1% dos entrevistados planejam realizar promoções neste semestre. A competição acirrada que caracteriza o comércio varejista exige também criatividade para conquistar o consumidor, seja por meio de melhorias no atendimento e da renovação do mix de produtos ou de novos canais de vendas como a internet ou compras coletivas.
 
“O varejo é altamente pulverizado, com diversos estabelecimentos concorrendo no mesmo nicho de mercado e, muitas vezes, na mesma localidade. Então, a disputa por consumidores se dá principalmente por meio dos preços, uma vez que os produtos possuem poucos diferenciais entre eles. Então, o empresário que, além de acompanhar o mercado, adota ações para cativar o consumidor, obtém sucesso maior que a concorrência”, confirma o economista da Fecomércio-MG, Guilherme Almeida.
 
Outro reflexo dos bons resultados esperados para o primeiro semestre de 2018 é o possível aumento na geração de postos de trabalho no varejo de material de construção na Capital e nas outras cidades pesquisadas. O levantamento indica que 89,4% dos empresários pretendem manter ou aumentar o quadro de funcionários nesse período. “A confiança dos empresários, que deve levar a novos investimentos, resulta no estímulo à economia e geração de novos postos de trabalho. Para atender esse aumento de investimentos é preciso mais mão de obra empregada, o que gera um círculo virtuoso”, conclui o economista da Fecomércio-MG.

Fonte: Diário do Comércio